Kamado Argentino BR

HISTORIA

SOMOS KAMADO ARGENTINO

#TEAMFUNDADOR

Tudo começou há alguns anos, quando Adrián Alegre teve sua primeira experiência com um Kamado. Todos aqueles que já conhecem este conceito de cozinha, sabem que a paixão pelo Kamado é imediata, uma paixão nunca se apaga. Pelo contrário, quanto mais usamos, mais nos apaixonamos, tanto pela comida, como por sua versatilidade no preparo de vários pratos.
Adrián descobriu o Kamado através de um amigo que tinha o tradicional Kamado Imperial, original, importado diretamente do Japão. Naquela época, há muitos anos, era muito frustrante não conseguir o produto na Argentina e muito caro trazer uma única unidade do exterior.

A partir dessa premissa e da paixão por Kamado, esse sonho começa a tomar forma.

Assim, em 2016 Adrián, junto com seus dois irmãos, Luciana e Sebastián, decidiram importar o Kamados e criaram o Kamado Argentino em busca de desenvolver um novo conceito: a fusão entre a Argentina e o churrasco, com a culinária japonesa e o antigo Kamado. Foi assim que uniram as suas duas paixões: a gastronomia (principalmente o fervor por cozinhar com brasas e fogos), e o empreendedorismo, o desafio de abrir um negócio seguindo esse palpite e os seus desejos.

2019

Em 2019, a Kamado Argentino continua buscando a perfeição na elaboração de seus próprios produtos e decide criar sua própria linha de carvão e lascas para defumar, os dois principais consumíveis do produto.

2020

Em 2020, com o advento da pandemia, surgiram alguns obstáculos, mas a vontade e o sonho deste projeto continuavam intactos. A marca soube contornar esses obstáculos com mais entusiasmo e energia do que nunca, revertendo a situação e permitindo que aqueles que permaneciam em suas casas pudessem ter um Kamado, proporcionando-lhes assim um momento de prazer.

Foi assim que todas as expectativas de vendas foram superadas.

No mesmo ano, o Kamado Argentino continuou expandindo suas fronteiras e projetos, desembarcando no Paraguai.

2021

Em 2021, com a chegada dos modelos Patagônicos e Gran Patagônico, a empresa começa a se aventurar na fabricação própria de todos os componentes não cerâmicos. E no final do ano, o Kamado Argentino também chega ao Uruguai.

2022

Em 2022, estabelece-se um vínculo com o Centro Tecnológico de Minerais e Cerâmica (CETMIC), pertencente ao Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), o órgão dedicado à promoção da ciência e tecnologia na Argentina. Com eles, desenvolve-se uma matéria-prima com base na análise e estudo das marcas líderes de Kamados no mundo, e começa-se a aplicá-la no Kamado Argentino.

Simultaneamente, desenvolve-se um protocolo de controle de qualidade rigoroso nos Kamados importados, para garantir a estabilidade em sua refratariedade, porosidade, dilatação e composição química no produto.

O Kamado Argentino atravessa a cordilheira para iniciar seu caminho no Chile. Com presença já no Paraguai, Uruguai e Chile, começa-se a projetar um novo desembarque, no Brasil.

Nossos Kamados viajam para o velho continente, mais precisamente para a Espanha, onde nossa comunidade #kamadofan começa a se formar.

Lançamos nossas próprias lascas para defumar. Trabalhamos, junto ao @sobreelmonte, com um plano de Manejo Florestal com Pecuária Integrada, e portanto essa madeira é sustentável.

2023

Começamos a dar nossos primeiros passos no Brasil, visando nos tornar a maior empresa de Kamados da América do Sul.

Chegamos ao Chipre, nossos Kamados atravessaram o oceano para desembarcar em um novo mercado.

Este ano exportamos nosso primeiro contêiner de carvão para a Europa. Também estamos exportando para o Uruguai.

Hoje, o Kamado Argentino se tornou a marca de referência no segmento de língua espanhola, expandindo suas operações para os países vizinhos e incorporando ano após ano conhecimento, desenvolvimento e tecnologia em um processo de integração com os setores produtivos, de conhecimento, gastronômico e de entretenimento.

Com grande parte do caminho pavimentado na Argentina, essa forte paixão pelo Kamado começa a se expandir pelo resto do mundo. E apenas surge uma dúvida: até onde eles irão?

O que é Kamado?

Kamado é um termo japonês que se refere à palavra forno ou fogão (かまど). Tem sua origem no Japão há aproximadamente 1700 anos, onde foi usado para cozinhar tanto carnes vermelhas e brancas quanto vegetais e cereais, aproveitando sua eficiência na cocção, semelhante aos sistemas de cocção do tajine, à cozinha em buracos do Havaí e da Arábia Saudita ou ao tandoori indiano. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi observado por tropas americanas, que trouxeram essa ideia para casa para incorporá-la à cultura ocidental, respeitando sua essência e otimizando seu design.