INGREDIENTES
500g de farinha de trigo.
2 ovos.
200ml de leite.
1 colher de chá de sal.
60g de açúcar.
80g de manteiga.
1 colher de chá de essência de baunilha.
Opcional (quase todas as receitas de panetone levam): essência de flor de laranjeira ou de panetone.
PASO A PASO
Vamos contar como usar o kamado e como é o processo de amassar, o restante da receita depende um pouco de como você gosta do acabamento do panetone.
Coloque 2,5 kg de carvão, acenda o kamado e deixe completamente aberto tanto a entrada de ar quanto a chaminé. Essa receita, que é assada, vai precisar de uma temperatura de 200 a 220°C.
Coloque em uma tigela os ingredientes para a massa prévia. Lembre-se de que o leite deve estar morno, nem frio nem quente. É apenas um fio. Misture bem com uma colher, cubra com um pano ou com filme plástico e deixe dobrar de volume (cerca de 15-20 minutos).
Em uma tigela grande, coloque a farinha, o açúcar, as raspas de limão e laranja e misture. Faça um buraco no centro e coloque o sal (ao redor, não no centro), os ovos, a manteiga amolecida, o leite morno, a massa prévia já fermentada e a essência de baunilha. Misture com as mãos de dentro para fora até incorporar tudo. Transfira a massa para a bancada e amasse por 15 minutos até obter uma massa macia. Divida em dois pedaços (se for fazer dois panetones de meio quilo, senão não). Cubra com filme plástico e deixe descansar por meia hora.
Depois de crescido, achate cada pedaço para retirar o ar e estique na bancada (com as mãos), em forma quadrada. Coloque no centro o recheio escolhido, enrole e amasse um pouco mais, até que as frutas secas, passas, etc. fiquem bem incorporadas à massa. Coloque nas formas, cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora, até que ultrapassem a borda da forma. Eu coloquei no forno desligado.
Asse por cerca de 30-40 minutos a 200°C. Para isso, devemos ter metade da entrada de ar inferior aberta, até que fiquem dourados por cima. Retire e deixe esfriar. Na parte superior, pode-se fazer uma cobertura ou pintar com ovo.